Deficiência de Ferro em Cavalos


A deficiência de ferro em cavalos atletas, de alto nível, e de ótima genética é muito mais comum do que imaginamos, as vezes achamos que por serem animais muito bem cuidados e alimentados, com rações e volumosos de alta qualidade, jamais terão qualquer tipo de deficiência alimentar ou nutricional, mas não é bem assim. A anemia em equinos de alta performance é um cuidado que todo veterinário deve ter.

 

O ferro é diretamente ligado as proteínas e enzimas do organismo e é um componente fundamental para hemoglobina e mioglobina, moléculas essas, responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células.

 

O organismo dos cavalos é muito semelhante ao humano em vários casos, que também, quando submetidos a esforços físicos por tempo prolongado ou muito intensos, acarreta na baixa dos níveis de ferro, causando assim a anemia e a baixa do rendimento atlético. Como sabemos, os cavalos atletas, principalmente Quarto de Milha (Paint Horse), Crioulo, Árabe, PSI (Puro Sangue Inglês), Lusitano, BH dentre outros que sabemos que são expostos a atividades físicas muito intensas e de muita explosão muscular, como provas de tambor, vaquejada, laço, apartação entre outras. Já os cavalos de cavalgada, como Manga Larga Marchador e Manga Larga Paulista são submetidos a esforços muito prolongados, cavalgadas e romarias muito longas.

 

Por isso, não apenas os veterinários, mas também os criadores, devem estar atentos aos níveis de ferro no organismo dos animais com exames periódicos, pois tanto o excesso quanto a falta de ferro são prejudiciais.

 

O excesso de ferro pode causar intoxicação nos animais, sobrecarregando o fígado podendo gerar gastroenterites, diarreia, cólica e mucosas ictérias. A forma mais segura de administrar o ferro é por via oral e não intravenosa, o sulfato ferroso também tem alto potencial de intoxicação.

 

Por isso sugerimos o Suprafer Gel como uma excelente fonte de Ferro Quelato, que por sua forma em gel tem alto aproveitamento de absorção e é associado com vitaminas do complexo B e outros minerais quelatados suprindo mais algumas necessidades desses animais de auto rendimento físico. O produto tem um excelente custo x benefício, comparando sua fórmula muito bem estruturada e concentrada com os demais concorrentes do mercado.

 

Um ótimo protocolo para esses animais de alta exigência nutricional é a associação de Suprafer Gel com Laviz M.OHorse, assim o animal terá uma excelente fonte de ferro e um ótimo modificador orgânico composto por mais de 48 nutrientes, composto por aminoácidos, minerais e vitaminas. Auxiliando muito na conversão alimentar dos animais, apresentando resultados visíveis de ganho de massa muscular e rendimento em alta performance.

 

Algumas vezes ouvimos falar que cavalo não tem necessidade de ser suplementado pois na natureza eles se alimentam apenas de pasto, mas lembramos que na natureza eles não são submetidos a esforço tão grande quanto nas pistas de prova, por isso existe sim a necessidade de suplementação de animais atletas.


Conheça a linha de produtos para Cavalos que a TopVet tem a lhe oferecer. 


https://www.topvetonline.com/produtos-veterinarios-para-equinos